DEMOCRATIZAÇÃO DOS TERRITÓRIOS E MEIO AMBIENTE

Confira e dê sua opinião sobre as afirmações mais consensuais nesse eixo.

O que foi debatido

Durante mais de 2 meses, milhares de pessoas contribuíram em nossa plataforma apresentando propostas para um novo futuro do nosso país. Nessa nova fase você irá votar apenas nas propostas mais consensuais, mas você pode acessar todo o histórico aqui.

O que acreditamos

Queremos uma reforma urbana que garanta o direito à cidade, e uma reforma agrária que distribua terras. E queremos preservar o meio ambiente por meio de um desenvolvimento que distribua renda e seja, ao mesmo tempo, sustentável.

Não podemos aceitar que nossas cidades continuem divididas entre os que podem e os que não podem ter acesso a saúde, educação, moradia, mobilidade, cultura e lazer. Vamos combater o capital imobiliário que só vê nas cidades oportunidades de lucro, enquanto ao povo só resta a polícia que mata e a justiça que encarcera a juventude negra das periferias.

Vamos lutar para que a terra no Brasil seja destinada para quem produz. Não podemos aceitar a injusta concentração histórica de terras. O agronegócio avança sobre comunidades tradicionais e terras indígenas e ataca o meio ambiente. O agro mata! O agro polui!

Vamos colocar o meio ambiente em pauta. A busca desenfreada por lucro tem levado a destruição do meio ambiente: desmatamento, perda da biodiversidade, poluição dos cursos d’água. Não é a toa que nossas cidades enfrentaram nos últimos anos racionamento de água e de energia. Desastres como o de Mariana são a face mais dramática da voracidade do desenvolvimento capitalista.

Queremos um modelo de desenvolvimento que melhore a vida das pessoas e respeite o meio ambiente. Vamos juntos debater propostas para democratizar os territórios e o meio ambiente.

Contribua também nos outros eixos

Compartilhe essa iniciativa!