DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE

Confira e dê sua opinião sobre as afirmações mais consensuais nesse eixo.

O que foi debatido:

Durante mais de 2 meses, milhares de pessoas contribuíram em nossa plataforma apresentando propostas para um novo futuro do nosso país. Nessa nova fase você irá votar apenas nas propostas mais consensuais, mas você pode acessar todo o histórico aqui.

O que acreditamos

Queremos saúde e educação de qualidade para todas e para todos. Como diz a constituição, são direitos sociais que precisam ser garantidos pelo Estado. Com a PEC 55, medida do governo golpista que limitou os gastos com serviços públicos, a saúde e a educação públicas ficam gravemente comprometidos.

A saúde é um direito fundamental. O SUS, um dos mais avançados sistemas de saúde do mundo, oferece a todo cidadão brasileiro acesso integral, universal e gratuito a serviços de saúde, mas sofre com a falta de verbas crônica. Com PEC 55 vai ficar ainda mais precária a situação do SUS. A saúde corre graves riscos, e a privatização pode aumentar.

A educação é outro direito social que vem sendo sucateada pelo atual governo. Com o teto de gastos a educação será muito prejudicada, com problemas que vão desde a falta de materiais até o fechamento de salas de aula e falta de vagas no ensino infantil e médio.

Nosso povo não pode morrer nos corredores dos hospitais. Nossas crianças precisam de educação de qualidade para um futuro melhor. Para que não sejam um privilégio, saúde e educação precisam ser públicos, gratuitos e universais. Queremos fortalecer o Estado para que possa oferecer serviços públicos para todas e todos. Vamos com a gente, debater propostas para democratizar a saúde e a educação.

Contribua também nos outros eixos

Compartilhe essa iniciativa!