DEMOCRATIZAÇÃO DO PODER E DA POLÍTICA

Dê sua opinião sobre as afirmações abaixo e contribua com suas propostas

O que acreditamos

O povo não pode ser chamado a opinar apenas na hora das eleições. Vamos ampliar os processos de participação popular, com consultas, plebiscitos e referendos, e também conferências abertas e conselhos.  A “governabilidade” é com o povo, e não com os poderosos e os partidos vendidos.

 

Vivemos uma crise sem precedentes. Um dos aspectos marcantes dessa crise é o completo divórcio entre a vontade popular e as decisões tomadas pelos poderes executivo, legislativo e judiciário.

 

Com o golpe, um presidente que não foi eleito e políticos golpistas estão impondo medidas anti populares e que só atendem aos interesses dos poderosos. Em um contexto de avanço conservador, aumenta a criminalização dos movimentos sociais e o peso do pensamento autoritário, reforçando o racismo, o machismo e a homofobia e a violência social.

 

Vamos fazer uma reforma política que amplie a democracia e aumente a participação das pessoas nas decisões do Estado. Mudar a forma como é feita a política no país, trazer a política para mais perto das pessoas. Vamos juntos debater propostas para uma sociedade mais democrática e participativa.

Contribua também nos outros eixos

Compartilhe essa iniciativa!