DEMOCRATIZAÇÃO DO PODER E DA POLÍTICA

Confira e dê sua opinião sobre as afirmações mais consensuais nesse eixo.

O que foi debatido

Durante mais de 2 meses, milhares de pessoas contribuíram em nossa plataforma apresentando propostas para um novo futuro do nosso país. Nessa nova fase você irá votar apenas nas propostas mais consensuais, mas você pode acessar todo o histórico aqui.

O que acreditamos

O povo não pode ser chamado a opinar apenas na hora das eleições. Vamos ampliar os processos de participação popular, com consultas, plebiscitos e referendos, e também conferências abertas e conselhos.  A “governabilidade” é com o povo, e não com os poderosos e os partidos vendidos.

Vivemos uma crise sem precedentes. Um dos aspectos marcantes dessa crise é o completo divórcio entre a vontade popular e as decisões tomadas pelos poderes executivo, legislativo e judiciário.

Com o golpe, um presidente que não foi eleito e políticos golpistas estão impondo medidas anti populares e que só atendem aos interesses dos poderosos. Em um contexto de avanço conservador, aumenta a criminalização dos movimentos sociais e o peso do pensamento autoritário, reforçando o racismo, o machismo e a homofobia e a violência social.

Vamos fazer uma reforma política que amplie a democracia e aumente a participação das pessoas nas decisões do Estado. Mudar a forma como é feita a política no país, trazer a política para mais perto das pessoas. Vamos juntos debater propostas para uma sociedade mais democrática e participativa.

Contribua também nos outros eixos

Compartilhe essa iniciativa!