UM PROGRAMA NEGRO, FEMINISTA E LGBT

Confira e dê sua opinião sobre as afirmações mais consensuais nesse eixo.

O que foi debatido:

Durante mais de 2 meses, milhares de pessoas contribuíram em nossa plataforma apresentando propostas para um novo futuro do nosso país. Nessa nova fase você irá votar apenas nas propostas mais consensuais, mas você pode acessar todo o histórico aqui.

O que acreditamos

O Brasil precisa incluir toda a sua população, e acabar com o racismo, o machismo, a homofobia e a transfobia! Para isso, é preciso dar voz e protagonismo às mulheres, LGBTs e negros e negras, que historicamente foram excluídos da cidadania, direitos e participação no poder e na política.

Queremos construir um programa para o país que atenda as demandas da classe trabalhadora brasileira. Mas, o trabalhador tem gênero, raça e sexualidade: são suas condições de existência. Ao mesmo tempo, são mecanismos mobilizados pelas elites para manter a super exploraração do trabalho e garantir as taxas de lucro. São utilizados pelas elites para manter a desigualdade social.

As mulheres negras são vítimas do desemprego, da precarização e da pobreza. Também são vítimas de violência doméstica e do encarceramento. Os jovens negros são vítimas de um verdadeiro genocídio, correspondendo a 70% dos mortos, ou são alvos do encarceramento em massa. A população LGBT são vítimas da homofobia e transfobia, são alvos de crimes de ódio e de sofrimento psíquico. As mulheres, a negritude e as LGBTs estão na mira da ofensiva neoliberal e golpista que retira direitos do povo trabalhador.

Vamos discutir e enfrentar o machismo, a LGBTfobia e o racismo. São dimensões estruturais na dinâmica de exploração e de manutenção da desigualdade social no país. Vamos juntos debater propostas para incluir as mulheres, as negras e negros e as LGBT.

Contribua também nos outros eixos

Compartilhe essa iniciativa!